sábado, 2 de maio de 2015

VOCÊ CONHECE O SR JOSÉ PATRÍCIO DA SERRA? ( JUQUINHA DA SERRA)

Quem nunca tirou uma foto abraçado ou no colo da estatua do Juquinha na Serra do Cipó?
A estátua do Juquinha é uma homenagem ao andarilho que hoje faz parte da história da Serra do Cipó. A escultura, feita de cimento, com aproximadamente 3 metros de altura, foi construída sobre um platô, proporcionando uma bela visão panorâmica de toda a Serra.
Juquinha foi um personagem real e folclórica que vagava pelos campos colhendo flores, mudas e raízes para depois oferecê-las aos turistas, ou trocá-las por objetos de seu interesse e até mesmo comida. Qualquer coisa lhe servia como objeto de troca, pois o que importava era interagir com os visitantes da região.

A sua identificação com a Serra era tal que em 1987, após a sua morte, prefeitos de Conceição do Mato Dentro e Morro do Pilar resolveram homenageá-lo com uma estátua localizada em um dos pontos mais altos da paisagem.
José Patrício, o Juquinha das Flores, brotou da serra. A serra o acolheu! A humana flor... assim dizia: Be-en-énça, cumpade! Ó o fósq...
Dizem que mamou na loba; Comia escorpiões; Foi picado por mais de cem cobras... Tinha mais de cem anos... Ele é a própria lenda da Serra do Cipó...
Essência de flor. O imortal, Juquinha das Flores... JUQUINHA DA SERRA!
Sua forma simples de conviver junto à natureza, e apego às montanhas, onde vivia, fez do Juquinha uma figura extremamente popular e querida. Várias lendas rondam até hoje, sua história, e há quem afirme que se tratava de um duende ou mesmo um ET.
Tais fatos se devem, sobretudo, à doença rara que o acometia, a catalepsia, que fazia com que seu coração parasse de bater, parecendo morto e, passado algum tempo, “voltando á vida”. Assim, houve mais de um velório do Juquinha, que, aparentemente por milagre, se levantava de repente do caixão, para assombro de todos.
O Juquinha da Serra nunca se casou, e morreu no ano 1983. Sua estátua foi erguida em 1987, no Alto da Serra do Cipó e atualmente é considerada um símbolo e até protetor da Serra.
Localização: Rodovia MG 010 Km 117 – Alto do Palácio- Santana do Riacho


Um comentário: